DERMATOLOGIA CLÍNICA
A dermatologia é a especialidade médica que cuida de alterações da pele, mucosas, unhas, pelos e cabelos. Com foco em doenças inflamatórias, tais como alergia, urticária, psoríase, vitiligo, acne e rosácea, a dermatologia clínica também atenta para as diversas doenças de cunho infeccioso na pele. Além disso, alterações cutâneas observadas durante a gestação ou no envelhecimento, ou mesmo, decorrentes de outras doenças de origem sistêmica são alvo da dermatologia clínica.
DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA
As crianças e os adolescentes são pacientes especiais na dermatologia. Mais comumente afetados pelas doenças de pele inflamatórias e infecciosas, as crianças também podem apresentar alterações do próprio desenvolvimento. Essa subespecialidade deve complementar a puericultura realizada pelos pediatras, tanto no cuidado e orientações adequados, assim como prevenção de possíveis dermatoses.
DERMATOLOGIA CIRÚRGICA
A dermatologia cirúrgica trata de problemas de unhas e cutâneos que requerem procedimentos cirúrgicos como tratamento. Nesse grupo estão os tumores benignos, os cistos, algumas alterações ungueais e os cânceres de pele. Além disso, a criocirurgia, com nitrogênio líquido, para tratamento de câncer de pele e lesões pré-malignas, verrugas e queloides, também faz parte importante da cirurgia dermatológica.
DERMATOLOGIA ONCOLÓGICA
Área da dermatologia com enfoque na prevenção, detecção precoce, tratamento e acompanhamento especializado. Recentemente, a oncologia cutânea desenvolveu-se muito tanto no diagnóstico através da dermatoscopia e da microscopia confocal , bem como no tratamento por imunoterapia ou terapia-alvo e no aconselhamento através de testes genéticos.
DERMATOLOGIA ESTÉTICA
A dermatologia estética surgiu para complementar na prevenção e minimizar os sinais do envelhecimento cutâneo através de peelings, toxina botulínica, preenchimento, estimuladores de colágeno, microagulhamento e laser, entre outras tecnologias, bem como para melhorar as características não estéticas da pele.