Fotoproteção engloba um conjunto de medidas que visam reduzir a exposição solar e, portanto, prevenir os efeitos deletérios agudos e crônicos da radiação solar. Entre elas estão o protetor solar (PSo), a fotoproteção mecânica (através do uso de vestimentas com ou sem fator de proteção solar), a fotoproteção oral em casos específicos e, claro, os comportamentos saudáveis, como por exemplo, evitar exposição solar entre 10 e 16 horas. A combinação entre eles garantirá o sucesso da proteção solar.
Leia maisA gravidez é um estado fisiológico marcado por inúmeras alterações hormonais, metabólicas, imunológicas e vasculares que poderão levar a alterações na pele, cabelos e unhas.
Leia maisA radiação ultravioleta, segundo seu comprimento de onda, pode ser dividida em UVA (320 a 400nm), UVB (290 a 320nm) e UVC (200 a 290nm). A UVC é totalmente absorvida pela camada de ozônio e não atinge o solo. A UVB é parcialmente filtrada, enquanto que a radiação UVA representa 95% da radiação que atinge a Terra, sendo que a proporção UVA/UVB na superfície terrestre é maior que 20. Essa quantidade depende de algumas variáveis como momento do dia, estação do ano e condições atmosféricas e geográficas. A UVA está presente ao longo do dia inteiro, enquanto que a UVB predomina no período compreendido entre às 10 e 16 horas.
Leia maisDevido ao aumento do número de casos e gravidade de doenças transmitidas por picadas de insetos, medidas populacionais e individuais estão sendo tomadas para evitar as picadas de inseto e, consequentemente, as doenças potencialmente graves transmitidas pelos mesmos. Mas o que realmente devemos saber sobre a proteção individual diante de tantas informações disponíveis nos diversos meios de comunicação?
Leia maisA síndrome das unhas frágeis é o nome que se dá as unhas com tendência a descamar, criar fendas na borda livre e quebrar. Além de ser bastante comum na população, trata-se de uma problema estético e muitas vezes até mesmo funcional.
Leia maisA psoríase é uma doença que acomete pele e articulações, porém que apresenta associação com alterações cardio-vasculares, endócrinas e psicológicas. A herança genética é muito importante no desencadeamento da doença, mas hábitos de saúde, como sedentarismo, tabagismo e etilismo são fatores que também desencadeantes ou até mesmo agravantes da psoríase.
Leia maisAs medicações biológicas são aquelas derivadas de material vivo, seja ele, ser humano, animais, plantas ou microrganismos. Essas substâncias podem ser proteínas ou anticorpos que irão modificar a resposta inflamatória do doente que a receberá, promovendo ação anti-inflamatória ou até mesmo aumentando a inflamação (por exemplo, nos casos de tumores).
Leia maisAs micoses superficiais são infecções de pele, unhas e cabelos causadas por fungos que se alimentam de queratina, proteína presente nessas estruturas. Os fungos sobrevivem em ambientes quentes e úmidos, portanto, os pés são locais muito comuns de serem acometidos.
Leia maisA região da área coberta pela fralda é um local bastante sensível da pele do bebê e por isso comum de ser acometido por lesões de pele. Sendo assim, aprender a cuidar dessa região é essencial aos cuidadores.
Leia maisA tricotilomania, ou compulsão por arrancar os cabelos, pode acontecer tanto na infância, quanto na vida adulta. Entre os adultos, é frequente a associação com alterações psicológicas, porém na infância os motivos ainda não são completamente entendidos, apesar de geralmente ser autolimitada.
Leia mais