Estrias: Da Prevenção ao tratamento
As estrias são marcas na pele lineares resultantes da quebra de fibras elásticas da pele devido ao estiramento excessivo da mesma. Isso pode ocorrer na puberdade, pelo crescimento muito rápido, por ganho excessivo de peso, ganho rápido de massa muscular, gravidez ou até mesmo doenças sistêmicas e medicamentos, inclusive, algumas pomadas. Sabe-se que predomina no sexo feminino e na raça branca, além de ter propensão familiar.
As estrias podem ser classificadas em vermelhas (recentes) e brancas (geralmente, mais antigas). Existem diversas modalidades de tratamento para estrias, entretanto, nenhum deles o resultado é 100%. Sendo assim, a prevenção é fundamental. A melhor forma de prevenir o aparecimento e aumento das estrias é através da hidratação da pele, por meio de cremes hidratantes.
Com relação às modalidades terapêuticas, deve-se considerar a idade, a raça e se a paciente está ou não gestante; assim como também dependerá do tipo da estria. Entre as alternativas, podemos citar os ácidos, peelings, o microagulhamento e os lasers. Os resultados em geral são muito bons, porém variáveis de acordo com a indicação. Procure seu dermatologista e discuta com ele qual o impacto das estrias para você, quais os melhores tratamentos no seu caso e qual a relação custo benefício dos mesmos.