Cuidados da área da fralda: O que os pais precisam saber.
A região da área coberta pela fralda é um local bastante sensível da pele do bebê e por isso comum de ser acometido por lesões de pele. Sendo assim, aprender a cuidar dessa região é essencial aos cuidadores.
A troca de fraldas deve ser frequente, no mínimo a cada mamada. Quando o bebê evacuar, a troca deve ser feita imediatamente, pelo maior risco de assadura. A limpeza deve ser feita somente com água ao urinar e com água e sabão neutro nas evacuações e, em seguida, secar bem a região, sobretudo as áreas de dobras. O uso de leites de limpeza ou lenços umedecidos deve ser evitado ou usados seguidos por enxágue, devido ao grande risco de alergias aos componentes desses produtos.
O uso de cremes de barreira (“pomadas contra assadura”) reduz o risco de irritação, principalmente, prevenindo a famosa assadura. São utilizados, como o próprio nome diz, para promover uma barreira entre a pele e substâncias potencialmente agressivas. Entretanto, seu uso pode também levar a irritações.
Vale a pena consultar seu pediatra ou um dermatologista assim que observar qualquer lesão, mesmo um vermelhinho na área da fralda, antes de usar qualquer produto não prescrito por médicos, pois a pele da região é bastante fina, o local geralmente contém bactérias e outras substâncias irritantes que agravam quadros simples de irritações.