Qual a importância de se tratar micose nos pés?
As micoses superficiais são infecções de pele, unhas e cabelos causadas por fungos que se alimentam de queratina, proteína presente nessas estruturas. Os fungos sobrevivem em ambientes quentes e úmidos, portanto, os pés são locais muito comuns de serem acometidos.
As feridas mais comuns são vermelhidões, descamação ou até mesmo bolhas nos pés, que muitas vezes coçam. Além das plantas dos pés, as unhas também podem ser infectadas e apresentar manchas, engrossamento e descolamento. Para se confirmar o diagnóstico, o dermatologista utiliza o micológico direto, um exame simples com resultado imediato.
O tratamento deve ser feito não apenas por estética ou desconforto, mas também porque a micose facilita a entrada de outros agentes, por exemplo, bactérias na pele que podem causar, por exemplo, erisipela (infecção de pele).
Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento pode ser feito através de medicações tópicas como cremes, sprays, esmaltes ou mesmo, medicações de uso oral, dependendo de cada caso após análise criteriosa do dermatologista. Além disso, deve-se evitar manter umidade nos pés, através de medidas preventivas básicas tais como secagem dos pés após o banho, uso de meias de algodão, manter os pés descobertos sempre que possível e, se necessário, inclusive utilizar talcos para absorver o suor produzido ao longo do dia.