Síndrome das Unhas frágeis
A síndrome das unhas frágeis é o nome que se dá as unhas com tendência a descamar, criar fendas na borda livre e quebrar. Além de ser bastante comum na população, trata-se de uma problema estético e muitas vezes até mesmo funcional.
Várias são as causas para que as unhas enfraqueçam. Entre elas: doenças dermatológicas, doenças sistêmicas, deficiências nutricionais, medicamentos e até mesmo traumas (manicure, contato com produtos químicos, digitação, alguns tipos de práticas esportivas etc).
O tratamento consiste em ajudar a produção de uma unha mais espessa e saudável, aderida ao leito ungueal e com crescimento contínuo. Antes de mais nada, deve-se excluir as causas mencionadas acima, seja por exame físico, como também através de investigação laboratorial. Além disso, o hábito de manter as unhas curtas, a hidratação da lâmina e o uso de luvas para proteção do contato com produtos químicos são fundamentais.
A melhora da qualidade da lâmina ungueal pode ser obtida através de esmaltes fortalecedores; porém, cuidado com as substâncias que prometem o fortalecimento, mas, na verdade, o que fazem é endurecer a placa ungueal às custas de desidratação, por exemplo, os esmaltes com formaldeído que a longo prazo podem ainda causar o enfraquecimento das mesmas.
Atualmente, têm-se divulgado bastante sobre a suplementação de nutrientes para o fortalecimento das unhas, dos cabelos e da pele. O tratamento sistêmico deve ser individualizado para cada paciente, de acordo com a idade, sexo, hábitos, dieta, práticas esportivas e condições de saúde do indivíduo. Não se deixe enganar por tratamentos milagrosos, pois podem não ser adequados ao seu caso. Não hesite em procurar por um dermatologista de sua confiança e sempre seja examinada como um todo. Tenha o tratamento bem definido e, ao final, celebre a melhora das unhas com o passar do tempo.